domingo, 24 de junho de 2012

35 Anos de Grupo Socorrista Emmanuel

Esse mês o Grupo Socorrista Emmanuel completou 35 anos de sua fundação. É uma data que nos sensibiliza, e na qual aproveitamos a oportunidade para comemorar, confraternizar e expressar nossa gratidão a Deus e a todos que contribuíram de alguma maneira para a construção de nossa trajetória. Nesse ensejo, agradecemos especialmente àqueles servidores do Espiritismo que fundaram nossa casa, a quem prestamos singela homenagem divulgando a história de nossa fundação:






Grupo Socorrista Emmanuel
Declarado de Utilidade Pública Municipal pela Lei Municipal nº 765 de 11/03/1980


Histórico da Fundação

O Grupo Socorrista Emmanuel , sediado em Peruíbe (SP), foi fundado em 17 de junho de 1977. Tudo começou quando a Sra. Lúcia Tancredo Bochicchio, que era trabalhadora do Grupo Socorrista Maria de Nazaré, de São Paulo, mudou-se para Peruíbe. Após fixar residência na nova cidade, procurou um Centro Espírita estruturado nos moldes da Aliança Espírita Evangélica, ao qual estava habituada, para dar continuidade às suas atividades junto à Seara de Jesus. Por não ter obtido êxito em sua busca, juntou-se aos trabalhos de uma Casa, caracterizada, na época, pelo modo como desenvolvia suas atividades como sendo do tipo “centro de mesa”, localizada próxima à sua residência. Ao perceber que os médiuns não tinham instrução mediúnica, solicitou à liderança da Casa permissão para prepará-los, bem como aos demais colaboradores, para que houvesse uma padronização das ações. Mas quando tudo progredia, a liderança da instituição deliberou por retornar ao dito “trabalho de mesa”, junto às atividades padronizadas. Como isso não poderia ocorrer, a Sra. Lúcia deixou a Casa. Porém, não podia ficar parada em suas atividades junto à espiritualidade. Chegou a cogitar a possibilidade de retornar para São Paulo, quando foi procurada pelas pessoas que receberam através dela instruções sobre a Doutrina dos Espíritos. Eles lhe pediram a companhia e colaboração para constituir um Centro Espírita. Percebendo que a responsabilidade era grande, Dona Lúcia, como posteriormente ficou conhecida, escreveu uma carta a Edgard Armond, que lhe respondeu apoiando a criação de uma nova Instituição Espírita. Assim, deu-se início à organização do Grupo Socorrista Emmanuel.

Foi então que uma casa foi alugada e, após um mês de vibrações, teve suas portas abertas com as atividades da assistência espiritual. Em seguida seus companheiros de São Paulo, Luiz Dias e sua esposa Adélia, trouxeram para este novo ponto a serviço de Jesus a Escola de Aprendizes do Evangelho, não deixando faltar expositores. Contudo, diante da dificuldade para se arcar com as despesas referentes ao aluguel, Dona Lúcia saiu à cidade em busca de sócios colaboradores. Conseguindo foi instituído também o trabalho de assistência social.

Logo em seguida, após o proprietário ter solicitado a devolução do imóvel para os locatários, o grupo definiu pela aquisição de um terreno e pela construção da sede própria. Os recursos para a compra do lote e início das obras foi obtido através da realização de bazares e chás beneficentes, e de uma oficina de costura dirigida por uma senhora católica de nome Flores. Por um período de três meses, compreendido entre a desocupação do primeiro imóvel até a mudança para a sede própria, o grupo utilizou-se de outro imóvel, de modo provisório, cedido pelo companheiro Domenico Barile. A construção da edificação, que até hoje abriga o Grupo Socorrista Emmanuel, também contou com doações, como por exemplo, as portas e janelas já usadas, que foram recebidas de uma senhora de São Paulo. O acabamento foi feito aos poucos. No início haviam somente as paredes levantadas e os telhados que abrigaram as atividades.

Não poderíamos deixar de citar também a colaboração vinda de São Vicente, representada na pessoa do Sr. Wilson Cavalcanti, principalmente na parte jurídica e contábil, e também quanto à colaboração referente a expositores para as Escolas de Aprendizes do Evangelho.

Os fundadores do Grupo Socorrista Emmanuel foram: Lúcia Tancredo Bochicchio, Roque Bochicchio, Maria Teresa Bochicchio, Agripina S. Campana, Norma Bruneli, Jacy Pereira, Zilda e Fábio Montenegro, Valdomiro, Décio e Aracy M. Baldim.

Que os confrades que contribuíram para a construção da trajetória de 35 anos do Grupo Socorrista Emmanuel e que já retornaram à pátria espiritual recebam nossas sinceras vibrações de gratidão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário