Já está circulando o BIME nº 16 - a edição de março do Boletim Informativo do Movimento Espírita de Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo. Esse mês o tema central do informativo é Arte e Espiritismo, assunto que tem se destacado à medida que a Doutrina Espírita tem ocupado cada vez mais espaço entre as manifestações artísticas.Nessa edição, além de abordar a relação que existe entre o Espiritismo e a Arte, o BIME também apresenta dicas de sites sobre Arte Espírita na internet. Para ler é simples, basta clicar no link abaixo:
BIME nº 16 - Março de 2012
E se você ficou interessado, na coluna ao lado direito deste blog você pode clivar também nos links para as edições anteriores do BIME.
E para “dar um gostinho” da gostosa leitura que apresenta esse boletim informativo, segue abaixo o texto que dá o tom da edição deste mês:
ARTE E ESPIRITISMO
Tentar definir o que é a arte é como tentar definir o que é a vida, pois tanto a vida como a arte podem nos trazer as mais lindas expressões da beleza, sem no entanto, serem plenamente entendidas. A arte algumas vezes é incompreensível a algumas pessoas, assim como a vida também o é. O Espiritismo talvez seja a arte de viver, viver com sabedoria e abundância, em um mundo infinito de possibilidades onde a vida segue eterna, sempre caminhando para a perfeição e a luz. A arte expande os nossos melhores sentimentos, enquanto o Espiritismo expande a nossa alma para que possamos compreendê-los. Ambos, arte e Espiritismo, certamente caminham juntos nas profundezas da consciência do gênio artista, que muitas vezes, sem o perceber, torna-se vórtice de mananciais celestes em direção à Terra. A arte se refina a medida que avançamos em direção à luz da consciência espiritual, porque se refinam nossas sensibilidades e nossa capacidade de expressão do amor. Em uma música, cuja beleza é diretamente proporcional à distância que a separa de um grunhido dos homens das cavernas, podemos perceber que algumas realmente se perdem na distância. Se o Espiritismo é a arte de viver, a arte é o próprio espírito da vida, que enchendo-a de beleza nos faz refletir sobre sua Divina Origem. O Espiritismo educa, a arte enobrece. A arte eleva, o Espiritismo descortina os horizontes a aquele que se elevou. O Espiritismo conduz, a arte acalenta. A arte mostra o belo, o Espiritismo nos torna conscientes do belo. Ditoso o homem que percebe na Doutrina dos Espíritos, a arte de viver. Feliz daquele que percebe no Espiritismo, a belíssima estrutura, como em uma obra de Michelangelo ou de Da Vinci. Mesmo com todas as dificuldades, mesmo com todo o sacrifício que o momento ainda nos pede, a vida é a mais bela das obras de arte, pintada pelo maior dos artistas, com as tintas do amor na tela do Universo. Saber entendê-la e apreciá-la é talvez o mais sublime dos aprendizados nesta escola da vida onde estamos matriculados, todos nós, como filhos e aprendizes do Grande Artista.
Paz e Luz ____________________
Texto de autoria de Sergio G. Kiss, imagem de ATimon, extraídos do BIME - Boletim Informativo do Movimento Espírita, edição nº 16, de março de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário